INSS: Saiba como simular sua aposentadoria pela internet

INSS: Saiba como simular sua aposentadoria pela internet

Compartilhe

Se você está próximo de se aposentar ou quer saber quanto tempo falta para solicitar o benefício, saiba que é possível obter essas informações de uma forma bem simples: basta fazer a simulação pela internet!

Isso é possível graças à uma ferramenta que realiza o cálculo diretamente no site ou aplicativo do Instituto Nacional da Previdência Social (INSS)

Apesar de estar disponível há algum tempo, muitas pessoas ainda desconhecem esse simulador, enquanto outras ainda têm dúvidas se podem confiar no cálculo que é feito de forma online.

Então, para esclarecer essas questões, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o simulador de aposentadoria. Acompanhe!

Como funciona? 

Para garantir que os trabalhadores verifiquem seus dados de forma rápida e sem sair de casa, a ferramenta faz a simulação de acordo com as novas regras estabelecidas pela reforma da Previdência para a aposentadoria, que agora exige uma idade mínima para se aposentar.

Então, saiba que é necessário ter 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS.

Para quem estava próximo de se aposentar, o sistema informará quais são as regras de transição mais benéficas para que o segurado possa conseguir o benefício, visto que cada uma delas possui exigências diferentes.

Para isso, o cálculo considera todas essas informações, além dos atuais valores para aposentadoria que estão registrados na base de dados do INSS.

É seguro? 

Todas as informações demonstradas na simulação constam na base de dados do INSS.

Caso haja alguma informação que precisa ser incluída, é possível fazer isso através do sistema, além de alterar sua data de nascimento no momento da simulação.

Segundo o INSS, o resultado gerado pela calculadora que faz a simulação vale para consulta e não garante direito à aposentadoria, visto que o pedido deve ser formalizado junto ao INSS.

Como simular? 

O trabalhador deve fazer o login no site ou aplicativo Meu INSS, por meio dos seus dados pessoais.

Assim, procure pela opção “simular aposentadoria” e depois, confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.

Feito isso, clique em “Recalcular”. Esse demonstrativo pode ser baixado em arquivo para que você possa acompanhar os critérios que ainda faltam ser cumpridos.

Fonte: Sou de Palmas

1 comentário até agora

Daiana Santos Publicado em11:54 pm - maio 3, 2021

Parabéns Raione Nunes!
Ótimo trabalho.
Que Deus continue abençoando seu trabalho.

Deixe uma resposta